A 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 foi realizada em Canhotinho (PE) no dia 2 de outubro, com a avaliação de 600 animais de 24 pecuaristas, na unidade local da Masterboi. A iniciativa contou com a parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), da Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.
Dentre os 600 animais, 540 eram machos não castrados, sendo que 76% possuíam até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos) e apresentaram peso médio de 20,3 arrobas. Entre as 60 fêmeas, 70% ainda tinham dentição de leite completa (menos de 2 anos), e 95% apresentavam cobertura de gordura mediana ou uniforme, com peso médio de 13 arrobas.
André Locateli, gerente executivo da ACNB, comentou:
“A etapa em Canhotinho foi um grande sucesso. Esta foi a quinta edição em quatro anos, e a qualidade dos animais avaliados cresce a cada edição. Tivemos participação de criadores de Pernambuco, Alagoas e Bahia.”
Premiação destaca os melhores lotes de carcaças
O evento de premiação ocorreu na noite do mesmo dia em Garanhuns (PE), celebrando os melhores lotes de carcaças nas categorias machos confinados, machos em pastagem e fêmeas.
Machos terminados em confinamento:
- Ouro: Agropecuária Angelim, Fazenda Santa Rosa (Murici/AL)
- Prata: Group 8 Brasil Pecuária, Fazenda Calumbi (Inhambupe/BA)
- Bronze: Manacá Agropecuária, Fazenda Providência (Atalaia/AL)
Machos terminados em pastagens:
- Ouro: Rolderick Lins de Brito, Sítio Peri Peri (Buíque/PE)
- Prata: Luis Carlos Almeida de França, Fazenda Santa Maria (Belém/AL)
- Bronze: Aluísio José Moura Dubeux, Fazenda Gameleira (Bonito/PE)
Fêmeas:
- Ouro: André Costa de Mendonça, Fazenda São Miguel (Angelim/PE)
- Prata: Silvio Celso de Lira Pessoa, Fazenda Santa Maria Maior (Limoeiro de Anadia/AL)
- Bronze: Ricardo Barreto Dantas, Fazenda Novo Horizonte (São Sebastião/AL)
Circuito Nelore de Qualidade fortalece genética e produção de carne
O Circuito Nelore de Qualidade, promovido pela ACNB, visa fortalecer a genética Nelore, aprimorar a produção e consolidar a raça como referência em carne de qualidade. Cada etapa avalia os resultados obtidos pelos produtores conforme seus sistemas de produção e realidade regional.
Realizado no Brasil desde 1999, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. No exterior, a iniciativa é promovida em parceria com frigoríficos e associações da Bolívia (Fridosa e Asocebu) e do Paraguai (Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore e Minerva Foods). Atualmente, é considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio