As políticas públicas de abastecimento alimentar e as estratégias para enfrentar a inflação dos alimentos foram tema da Conferência Brasil-México, realizada nesta segunda-feira (22.06), na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal, no âmbito da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Osmar Júnior, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), participou da cerimônia de abertura e defendeu que o combate à fome é condição para o desenvolvimento sustentável. “O abastecimento alimentar é responsabilidade pública. Um país não pode permanecer inteiramente subordinado às dinâmicas globais de oferta e demanda sem instrumentos públicos que protejam o seu mercado interno”, pontuou.
Ainda para o secretário-executivo, a conferência entre Brasil e México é uma excelente oportunidade para avaliar este cenário alimentar. “A agenda conjunta Brasil-México para redução do preço de alimentos com pontos focais definidos é um intercâmbio técnico, uma verdadeira cooperação entre nações soberanas e onde cada país contribui com o melhor de suas experiências”, explicou.
A reitora da UNB, Rozana Naves, defende que a pauta compartilhada entre a Universidade, o MDS, os representantes do México e do Brasil, é propícia para fortalecer o debate da segurança alimentar.
“Este evento é um espaço de diálogo entre a universidade, os governos, os organismos internacionais e os movimentos sociais. Trata-se sobretudo da alimentação como direito humano fundamental. Vamos falar da inflação dos alimentos, e de como esse aspecto se relaciona e muitas vezes condiciona a segurança alimentar e nutricional”, defendeu Naves.
A conferência também reforçou o papel da academia na produção de conhecimento para o aprimoramento das políticas públicas de combate à fome e à pobreza, segundo o coordenador do Grupo de Trabalho de Cooperação Acadêmica em prol da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza do MDS, João Paulo de Faria Santos.
“Hoje, a nossa ideia é colocar esses aprendizados para a comunidade acadêmica, para que a gente possa frutificar isso na sociedade civil do Brasil. Somos um GT de cooperação acadêmica, que tenta recolocar na agenda do mundo, sob o comando do presidente Lula, a ideia de ter um projeto real de superação da fome e da pobreza”, avaliou Santos.
Combate à fome em pauta na Conferência
A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e a Fome do MDS, Valéria Burity, participou do painel que avaliou os desafios do Brasil no que se refere a combater a inflação dos alimentos. “Quando o governo se compromete a colocar a segurança alimentar no centro da sua agenda política, ele está também se comprometendo a ter um controle da inflação de alimentos. A gente viu que o Brasil tem infraestrutura política social, e isso é fundamental também para que a gente consiga garantir acesso à alimentação”, defendeu.
Burity também destacou os avanços do país no combate à fome e a conquista ao sair do Mapa da Fome pela segunda vez. “Os dados que revelam a melhoria da segurança alimentar no Brasil explicam que o controle da inflação, o crescimento da atividade econômica e, as políticas econômicas sociais aliadas, são muito importantes para que a gente consiga garantir acesso à alimentação”, completou.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome






















